top of page

QUEM SOMOS

Nosso fundador Geraldo Arruda, mais conhecido como Geraldo “Prego” devoto fervoroso de Nossa Senhora do Rosário, começou ainda com 12 (doze) anos de idade a cumprir a promessa de sua mão Juliana, ao entrar com dançador no Terno do então senhor Inácio Furtado, posteriormente participou do terno de Congo do senhor Antonin Adão.  A criação do atual Terno de Congo do Prego ocorreu no ano de 1961, à sombra das mangueiras da popular Rua da Capoeira (antes Rua dos Pretos, depois Rua das Bananeiras e, atualmente, Rua José Saturnino de Castro). Em nosso primeiro ano tínhamos apenas 12 membros, mas logo nos tornamos um dos mais tradicionais ternos de congo da Festa de Nossa Senhora do Rosário em Catalão. A inspiração das cores do terno veio do manto de Nossa Senhora do Rosário, dessa forma, todos os anos saímos pelas ruas de Catalão com nossa farda azul e branco para levar fé e a emoção a todos os devotos de nossa mãe querida. Com belas canções e um batido original, seja ele a compassada marcha ou o ritmado rojão, sempre ecoando os tambores  reconhecido  a distância.

Apesar de nascido dentro da família Arruda, hoje somos a grande família Prego, e temos como princípios a disciplina, a devoção, a tradição e união. Aqui somos um pelo outro desde a água compartilhada até o apoio em momento de necessidade. 

Atualmente o Terno de Congo de Prego conta com mais de 80 integrantes entre soldados, capitães e bandeirinhas. Além dos dançadores, nosso terno conta com dezenas de apoiadores que nos acompanham durante a nossa jornada e oferecem todo o suporte nos preparativos para a festa ao longo das caminhadas pelas ruas de Catalão e também para a preparação dos tradicionais almoços oferecidos por nós durante a festa.

Se você quer nos conhecer melhor entre em contato com a nossa Associação pelo e-mail contato@ternodoprego.com.br.

Nossos capitães
  • Primeiro Capitão: Elzon Arruda

  • Segundo Capitão: Lucas Gomes Arruda

  • Terceiro Capitão: Edson Arruda Junior

  • Quarto Capitão: Matheus Francisco Costa e Silva

  • Capitão in memorian: Geraldo Arruda

  • Capitão in memorian: Edson Arruda

Homenagens póstumas

Ao longo da nossa história sempre tivemos grandes pessoas ao nosso lado, sendo justo então deixa aqui uma homenagem àqueles que já se foram.
Em nome de todos os dançadores prestamos homenagem póstumas ao Érico Arruda e ao Hélio Arruda.
Em nome de todas as bandeirinhas que ajudaram a fazer esta história homenageamos in memórian:  Edith Arruda e a Elza Arruda.

O que é a Festa de Nossa Senhora do Rosário

A Congada tem origem no país do Congo na África e se inspirava no cortejo aos Reis do Congo. Em Catalão, essa cultura folclórica é tradicional há mais de 141 anos e se mistura com a fé e devoção dos devotos de Nossa Senhora do Rosário. A festa atrai multidões de várias localidades, incluindo outros Estados e países, e possui como característica a diversidade de cores dos trajes e das danças dos diferentes ternos, assim como a beleza dos ritmos das caixas, dos apitos, dos pandeiros, dos acordeons e das cantigas em louvor à Nossa Senhora do Rosário. Originalmente as congadas eram praticadas somente pelos negros, mas hoje conta com a participação das mais diversas etnias e classes sociais. As cantigas são um misto de agradecimento às dádivas recebidas, de angústia ao lembrar dos tempos da escravidão e de exaltação à fé dos devotos que de alguma forma participam da Congada, seja como festeiro, seja oferecendo uma refeição aos ternos de congo, seja participando da procissão, seja na caminhada da coroação de Nossa Senhora do Rosário.

A festa em Catalão conta com mais de 20 ternos que se apresentam nos seguintes ritmos: Congo, Marujeiro, Marinheiro, Vilão, Catupé, Penacho e Moçambique. Embora a preparação para a festa ocorra durante todo o ano, o auge da Festa ocorre sempre no segundo domingo de Outubro, com o evento da Entrega da Coroa de Nossa Senhora.
 

bottom of page